Braga

imagem mostra uma mulher se libertando de uma algema

Braga é sobrenome toponímico português, com origem na cidade de Braga, ao norte de Portugal. A cidade era chamada de Bracara Augusta no período romano, sendo capital da província da Gallaecia (Galécia ou Galícia) – o nome vem dos brácaros, antigo povo que habitava a região antes da chegada dos romanos, e do imperador Augusto (63 a.C.-14 d.C.).

Alguns genealogistas afirmam que a referência mais antiga ao sobrenome é do século 14, durante o reinado de dom Fernando (1345-83), quando viveu Gonçalo Esteves de Braga. Outros mencionam Gaspar de Braga, que viveu no século 15.

Uma versão, tida por muitos como fantasiosa, afirma que o sobrenome procede de um capitão cristão que foi aprisionado durante uma batalha contra os mouros, junto ao rio Távora. Levado cativo, foi acorrentado em uma torre com uma braga (argola ou algema de ferro). Aproveitando que seu captor dormia, porém, o capitão matou o muçulmano com a braga que estava presa ao pé, conseguindo fugir por uma janela utilizando como corda as roupas de sua cama. Essa história está no brasão de armas da família, cujo escudo apresenta uma torre de prata tendo no timbre um braço segurando uma braga.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou aos Açores e também ao Brasil. No século 18, há registros da presença de João de Barros Braga, capitão-mor do Rio Grande. Existem, dessa forma, mais de uma família Braga, não apenas na nobreza lusitana. Há registros de imigrantes portugueses que inseriram o “de Braga”, ou simplesmente Braga, como meio de identificação família nos séculos 18 e 19.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Rubem Braga (1913-90), a atriz Regina Braga e o ex-jogador e treinador de futebol Abel Braga.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade? Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima