Bragança

Imagem de uma fortaleza sobre uma montanha com árvores. Ao fundo pode-se ver um céu azul com nuvens.

Sobrenome toponímico português e nome da quarta e última casa real portuguesa (1641-1910) e brasileira, com dom Pedro I e dom Pedro II (1822-89). O fundador da casa foi dom Afonso I, duque de Bragança (1377-1461), ancestral de dom João IV (1604-56), o primeiro rei dos Bragança após a Restauração e, por isso, chamado “o Restaurador”. Dom Afonso era filho ilegítimo do rei dom João I de Avis (1357-1433) com sua amante judia Inês Perez, filha de Pero Esteves, conhecido como “Barbadão”. 

O vocábulo Bragança vem da cidade celta de Brigância, fundada no século II – teria origem no celta briga, “fortaleza” ou “castelo”, embora a origem da palavra seja controversa, acreditando alguns que tenha vindo do germânico para designar terras altas ou nobreza, o que deu nome à divindade galo-romana Brigantia.

Entre os primeiros Bragança está Mem Fernandes de Bragança, fidalgo que viveu no século 12 e foi governador das terras de Bragança no tempo de dom Afonso Henriques (1111-85), seu cunhado e primeiro rei português. 

Como a origem é toponímica, além dos Bragança, nobres diversas outras famílias adotaram o nome da cidade como sobrenome, não havendo qualquer ligação entre elas. 

Os atuais herdeiro e chefe da casa real brasileira são Bertrand de Orleans e Bragança e Luiz Gastão de Orleans e Bragança. Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator Felipe Bragança.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima