Sobrenome toponímico português ou brasileiro. A origem está na árvore do pau-brasil (Caesalpinia echinata), cuja madeira tem a cor vermelha e que, apesar de ter sido muito extraída na costa brasileira após 1500, era já bastante conhecida pelos europeus desde séculos antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
Há registros do vocábulo desde o século 11 e 12, como bersil, bresil e brisilli. A origem estaria na língua germânica, nos termos bras ou brasen, de “queimar” ou “ficar vermelho”, alusão à cor da madeira. Há quem afirme que venha do celta bress, origem do inglês bless, “abençoar”, e esteja envolvida numa lendária ilha de nome “Hy Brazil”. O termo “Braziljan” aparece ainda como nome de uma floresta na lenda arturiana do Graal, no famoso poema medieval alemão “Parzival”, de Wolfram von Eschenbach, do século 13.
Como nome de família, foi usado como identificação do lugar de origem ou em homenagem ao país, caso do médico Vital Brazil (1865-1950), criador do Instituto Butantan. Há imigrantes portugueses e açorianos com este sobrenome desembarcados no Brasil no final do século 19.