Brito, Britto

Sobrenome português com origem obscura. É tido como toponímico, alusão a Ribeira de Brito, entre o rio Ave e a Portela dos Leitões, no concelho de Guimarães, ao norte de Portugal. O vocábulo viria de britt, bretão na língua celta (brit e bret, em inglês ou francês antigos), possivelmente indicando a origem do ancestral. Mas há quem o tome por matronímico, do prenome Brites, varição de Brítiz ou Beatriz; ou patronímico, do prenome celta Brice, germanizado para Britt e latinizado como Brixius (ou Brittus). Alguns lhe dão origem galega e outros o fazem vir do português britar, de quebrar.

Há menções ao sobrenome em mais de uma família, sem que se possa fazer ligação entre elas. O nome mais antigo conhecido é o de Aires de Brito, que em 1033 doou terras em Oliveira, Carrazedo, Subilhães e Santa Maria ao mosteiro em Vermoim, junto ao rio Ave, em Portugal. Sua filha se casou com dom Soeiro de Brito, rico-homem de dom Afonso VI de Leão (1047-1109), herdando terras e títulos. Mais tarde, Pedro de Brito e dois de seus irmãos tomaram parte da tomada de Lisboa aos mouros pelo rei dom Afonso Henriques (1111-85), em 1147.

No Brasil

Espalhado pela Península Ibérica, o sobrenome passou aos Açores e ao Brasil em variadas épocas e lugares. Os bandeirantes Brito Peixoto ganharam destaque no século 17 por explorarem a região sul a partir de Laguna (SC). O sobrenome veio também com famílias açorianas ao longo do século 18. O português Antônio Elziário de Miranda Brito (1786-1858), por sua vez, desembarcou no Brasil com dom João VI, em 1808.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o pintor Romero Britto e o ator Kayky Brito.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima