Brisola, Brizola

Imagem de uma praia de areia com palmeiras.

Sobrenome toponímico de origem ibérica, embora alguns estudiosos afirmem que variações como Brizola e Brizzola possam ter origem em um apelido italiano para “grisalho”. Além de Brisola e Brizola, mais comuns, ainda temos Brissola, uma forma arcaica encontrada em documentos, e Brizuela, que parece ser a forma original. Procederia de um topônimo espanhol, da vila de Brizuela, na província de Burgos, comunidade autônoma de Castela e Leão. O vocábulo, provavelmente um diminutivo, viria da palavra briza, de “brisa”, “vento suave ou fresco, originário do mar”. É conhecido como nome de família desde o século 13, com o castelhano Affonso de Brizuela (nascido por volta de 1210) e mais bem documentado a partir do século 15.

O sobrenome passou a Portugal e mais tarde ao Brasil, entre outros, com Lourenço José Brisola, negociante e tropeiro português nascido por volta de 1740, estabelecido em Sorocaba e depois em Paranapanema, São Paulo, onde se casou com Josefa Maria de Siqueira, em 1770. Ele é o tronco do ramo paulista dos Brizola, do qual descende o engenheiro e político gaúcho Leonel de Moura Brizola (1922-2004), governador do Rio Grande do Sul (1959-63) e do Rio de Janeiro (1991-4).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o professor e político José Vicente Goulart Brizola (1951-2012) e a cantora e compositora Neusa Maria Goulart Brizola, a Neusinha (1954-2011), filhos de Leonel Brizola. Mencionamos, também, a advogada e política Juliana Brizola, neta do político.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima