Brum

Sobrenome com múltiplas e distintas origens. É mais comum no Brasil, no entanto, os que descendem do comerciante flamengo Wilhelm van Bruyn (ou Willem van Bruyn), nascido em Maastricht e que passou à ilha da Madeira por volta de 1480, onde o sobrenome foi aportuguesado para “de Brum”. O sobrenome Bruyn (Bruin) tem origem no holandês bruun, marrom, o que indica uma característica física do ancestral – a cor do cabelo ou da pele.

No Brasil

Guilherme, o nome de Wilhelm/Willem em português, casou em Funchal com Violante Vaz Ferreira, de ancestrais nobres, lusos e escoceses, e seus descendentes se espalharam pelo arquipélago dos Açores, principalmente na ilha do Faial, onde o filho Antônio de Brum, o Velho, casou com Barbara van Aertrycke (Barbara da Silveira), deixando vasta geração, que mais tarde emigrou para o Brasil, principalmente ao longo do século 18, especialmente para o sul e o sudeste brasileiro.

Além dos Brum açorianos, existe Brum adotado como sobrenome por judeus asquenazes, com origem em um apelido vindo do iídiche brum, murmurar, rugir.

Existe também a família alemã dos Brum ou Brumm, sobrenome cuja origem está associada a uma pessoa barulhenta ou inquieta, do alemão antigo brummen, zumbir.

Sem ligação com os Brum açorianos, por exemplo, encontramos o capitão espanhol João Tomás Brum (1637-86), casado no Rio de Janeiro, em 1667, com Branca Rodrigues Coutinho, e que seria parte cristão-novo, ou seja, descendia de judeus convertido à força no final do século 15.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista e escritora Eliane Brum e a cantora Fernanda Brum.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima