Cabral

Sobrenome português cuja origem provável é uma alcunha. Pode também ser um toponímico, sendo indicação de local de criação ou de pastagens de cabras – do latim capralis, de capra, caprae, cabra ou bode.

O primeiro de que se tem notícia é Gil Alvares Cabral, de quem pouco se sabe, apenas que foi pai de Pedro Anes Cabral, porteiro e resposteiro-mor do rei dom Afonso III (1210-79). A genealogia é controversa, mas Pedro é tido por muitos como pai de Álvaro Gil Cabral, que viveu entre os séculos 14 e 15, sendo senhor de Azurara e alcaide-mor de Belmonte. O filho deste, Luiz Álvares Cabral, foi vedor e guarda-mor do infante dom Henrique (1394-1460). Casado com Constança Annes, teve como filho Fernão Álvares Cabral, avô do fidalgo e navegador Pedro Álvares Cabral (1468-1520), almirante da esquadra portuguesa que aportou no Brasil em 1500.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou à ilha da Madeira, aos Açores e ao Brasil. Na ilha da Madeira, no século 15, viveu dom Diogo Cabral e a esposa dona Brites.

Para o Brasil, entre muitos outros, mencionamos o açoriano Manoel da Costa Cabral chegado por volta de 1630. Vindo da ilha de São Miguel casou em Moji das Cruzes (SP) com Francisca Cardoso e Maria Vaz, deixando descendentes.

Entre os administradores coloniais portugueses, Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara (1733-1810), o visconde de Mirandela, foi governador de Santa Catarina (1778-79).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o diplomata e escritor João Cabral de Melo Neto (1920-99), o ator Ivam Cabral e a atriz Lilia Cabral Bertolli Figueiredo, a Lília Cabral.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima