Sobrenome italiano, com origem étnica ou toponímica. Era dado ao habitante da Calábria, na região sul da Itália. Os antigos romanos a conheciam por Bruttium. O nome Calábria vem de Calabri, termo cujo significado é incerto, podendo ser referência a uma área rochosa, uma ave ou a uma tribo europeia. Durante o Império Bizantino (até meados do século 15), os moradores da região eram conhecidos como “calabres”.
Por vir de um topônimo, obviamente há mais de uma família com este sobrenome sem que tenham ligação alguma entre si. No Brasil, os Calabrese chegaram no final do século 19, com o processo de imigração italiana no país. Entre os primeiros, mencionamos Antonio Calabrese, de Gênova, chegado a São Paulo em 1º de março de 1885. A viagem transatlântica foi realizada no vapor Malabar.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o chefe de cozinha argentino Guillermo Calabrese (1962-2023). Calabrese também é o nome de uma banda de rock norte-americana, composta por três irmãos Calabrese.