Sobrenome toponímico ibérico, com origem em diversas localidades na Espanha (províncias de Leão, Santander e outras). O vocábulo vem do latim calidus, quente. Na Península Ibérica e na América nomeia estações de águas termais, fontes ou nascentes de águas minerais. O termo deu origem também aos sobrenomes Caldera e Calderón.
Em Portugal o nome mais antigo que se conhece é o de dom Garcia Rodrigues de Caldas, natural das Astúrias, e que chegou ao novo reino fugindo da perseguição de dom Henrique, conde de Trastâmara, depois rei Henrique II de Castela (1334-79). Senhor do solar e da vila de Caldas de Reis (hoje província de Pontevedra, na Galícia), dom Garcia era filho de dom Álvaro Rodrigues de Caldas e neto de dom Fernando Alvares de Caldas, senhor das mesmas terras (séc. 13). Em Portugal, de seu casamento com dona Leonor de Sousa nasceram Diogo e Gomes de Caldas, que deram seguimento ao sobrenome.
No Brasil
O sobrenome chegou ao Brasil em diversas épocas, se estabelecendo em diversos estados.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o padre e poeta Antônio Pereira Sousa Caldas (1762-1814); o jornalista Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior (1868-1913), fundador do Correio do Povo (1895), um dos mais importantes jornais do RS; o compostor Sílvio Caldas (1908-98) e o cantor Luiz Caldas.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA