Sobre Nomes

Camacho

Várias ovelhas caminhando sobre um pasto.

Sobrenome ibérico, de etimologia incerta. Pode derivar do basco gama, de ama, “pasto”, acrescido do g e com o sufixo diminutivo -cho, ou seja, “(casa ou lugar do) ‘pequeno Gama'”. Em leonês, gamachi significa “pedaço pequeno de lenha” e pode ou não ter relação com o basco.

Entre os primeiros a usarem o sobrenome está o cavaleiro aragonês Juan Camacho, que lutou com as tropas do rei dom Jaime I de Aragão (1208-76) na conquista de Valência em 1238. Espalhados pelo sul da Península Ibérica, na Andaluzia, Espanha, o nome de família passou a Portugal com Dinis Camacho, que viveu na vilã de Sertã, em Castelo Branco, onde serviu como tabelião de notas, sendo fidalgo dos reis dom Manuel I (1469-1521) e dom João III (1502-57). De seu casamento com Iria Fernandes nasceram os filhos que deram seguimento ao sobrenome.

Existem ainda famílias de origem sefardita que adotaram Camacho como sobrenome. Como exemplo, um “cristão-novo” de nome Diogo Fernandes Camacho é mencionado em 1731. No Brasil, o sobrenome está presente desde o início do século 16, quando se tem registros do português Bartolomeu Camacho, um dos povoadores de São Vicente (1540), nascido por volta de 1500.

O futebolista Guilherme Camacho e o escritor Gabu Camacho são algumas personalidades de destaque com este sobrenome.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA