Campbell é um sobrenome escocês, com origem em um apelido. Vem do gaélico cam, “torto” ou “curvado”, e beul, “boca”, ou seja, “boca torta”. A família surgiu nas chamadas Highlands, as Terras Altas, no século 13, transformando-se em uma das mais poderosas da Escócia, com influência em Argyll (onde receberam títulos de nobreza, alcançando o ducado), nas Ilhas Hébridas e na importante cidade de Edimburgo.
Além de Campbell, também há famílias que usam a escrita Cambell ou Cambel. Em latim, o sobrenome era frequentemente traduzido como “campo belo”, o que, segundo alguns genealogistas, deu origem a nomes de família como Campo Belo (português) e Beauchamp (francês), por influência das formas anglo-normandas Beaucamp e Belchamp.
O sobrenome chegou à América do Norte no século 18 com os imigrantes escoceses, tornando-se bastante comum nas comunidades de língua inglesa. No Brasil, há pelo menos dois Campbell chegados ao Rio de Janeiro no começo do século 19, em 1809 e 1813: o negociante Alexandre Campbell, vindo de Londres, e o cirurgião Colen Campbell. No final desse século, há registros de chegada de imigrantes austríacos (Cambel) e portugueses (Campbell).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jornalista Carlos Campbell.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA