Casagrande é um sobrenome toponímico italiano, muito comum no Vêneto e nas regiões norte e nordeste na Itália. A origem é o latim casa, uma choupana ou tenda militar – até a Idade Média o vocábulo para casa de moradia era domus –, associado ao adjetivo de tamanho (grande). Embora existam cidades e localidades com este nome, o sobrenome identificava também alguém que morava, trabalhava ou vinha de um local específico dentro de determinada área (uma “casa grande”). Por isso, há muitas famílias que adotaram Casagrande como identificação sem que haja ligação entre elas.
No Brasil
No final do século 19, um grande número de imigrantes chegou ao Brasil com este sobrenome. Entre 1874-96, quinze chefes de família Casagrande chegaram ao Espírito Santo vindos da Itália. Pietro Casagrande, originário de Trento, foi o primeiro, tendo chegado em 1874, junto com a esposa.
Quase no mesmo período, outro número grande de imigrantes com este sobrenome chegou ao Rio Grande do Sul. Entre diversas famílias, citamos a do tirolês Bortolo Casagrande, que chegou em 1876 e se estabeleceu em Travessão São João, na colônia Caxias.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Diego Casagrande, o ator e modelo Carlos Casagrande e o ex-jogador de futebol Walter Casagrande Júnior, o Casagrande.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA