Sobrenomes toponímicos ibéricos. Indicam um lugar de castanheiras, a árvore da castanha, do latim Castanea. Em Portugal, Castanheira ou Castanheda; na Espanha Castañeda e Castaneda. Pode haver mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação alguma entre elas.
Os mais antigos conhecidos vêm de Castañeda, localidade em Vales Pasiegos e nome de um condado do século 14, no norte da Península Ibérica, hoje na Cantábria, Espanha. É a origem do conde dom Guterre de Castanheda, que emigrou para Portugal no reinado do rei dom Afonso V (1432-81). Entre os nomes famosos dessa família está o historiador português Fernão Lopes de Castanheda (1500-59).
Entre os judeus sefarditas, a indicação pode ser uma referência de característica física de um indivíduo, quanto à cor de pele: marrom, “cor da castanha”.
No Brasil, há registros do sobrenome desde pelo menos o século 16. Morador na Bahia, Antônio Castanheira teve com a africana Margarida Francisca o filho Inácio Castanheira (1616-85), que nasceu no Nordeste, mas viveu e morreu no Rio de Janeiro. Inácio casou em duas oportunidades; primeiro com Águeda Ribeira e depois com Domingas Martins.
Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o escritor norte-americano Carlos Castaneda (1925-98).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA