Cintra, Sintra

Castelo de Sintra, no distrito de Lisboa, Portugal

Sobrenome toponímico português, com origem na vila de Sintra, na região metropolitana de Lisboa. Embora haja muita confusão ao longo da história, hoje é padrão usar Cintra como nome de família e Sintra para identificar o topônimo.

Durante muito tempo, historiadores afirmaram que a origem estaria do nome da deusa Cynthia (Cíntia), um dos nomes da divindade grega Ártemis, deusa da caça e da lua — por isso a serra de Sintra é conhecida como “Monte da Lua”. É mais provável, porém, que venha do pré-indo-europeu Set (que significa montanha) e ira (povoação), tendo ganhado as formas Xentra, Xíntera ou Xéntira, em árabe, e Sintria, em latim.

No Brasil, a família teve vários nomes ligados à política do Segundo Reinado, como Joaquim Pinto de Araújo Cintra (1824-94), barão de Campinas; José Joaquim da Silveira Cintra (1832-95), barão de Sintra; e Antônio Pinheiro Ulhoa Cintra (1837-95), barão de Jaguará.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, mencionamos o historiador Francisco de Assis Cintra (1897-1953) e o cabelereiro Rodrigo Cintra.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima