Colares, Collares, Collar

Colar em formato de coração

Sobrenome ibérico cuja origem pode ser toponímica, como referência à freguesia de Colares, no concelho de Sintra, em Portugal. Colares ou Collares, tanto em português quanto em espanhol, têm como significado “outeiro”, uma pequena elevação, colina ou cerro. O nome de família pode vir também de uma variação de Colar ou Collar, que tem origem no latim collum, referindo-se ao adorno usado no pescoço.

No Brasil, há referências ao sobrenome no Nordeste desde o começo do século 18. Sebastião Nunes Colares foi governador do Rio Grande do Norte (1705-8). Na região Sul, o primeiro a chegar foi o português José Luiz Colares, que adotou o sobrenome devido à sua cidade natal, a vila de Colares, próxima a Lisboa. Nascido em 1751, ele se casou em 1788 com Ana Inácia de Jesus, com quem teve os filhos que deram seguimento ao sobrenome. Há outras famílias sem ligação aparente com a de José Luiz, incluindo açorianos, descendentes de africanos escravizados e a família de um índio chamado Luiz Colares, mencionado junto com a esposa Maria Rodrigues em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, em 1791.

Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos o advogado e político Alceu Collares, prefeito de Porto Alegre (1986-9) e governador do Rio Grande do Sul (1991-5).

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima