Colombo, Colombini, Colón

Sobrenome italiano com origem no nome próprio Colombo, derivado do latim columbus ou columba, de pombo ou pomba mansa, prenome bastante comum entre os primeiros cristãos, que associavam o pássaro ao Espírito Santo, e um dos mais comuns na Itália, especialmente na região de Milão. Existem variações como Colombini (um diminutivo), Colómbi e Colombari. A forma espanhola é Colón, cujo nome mais conhecido é o do navegador Cristóbal Colón (ou Cristovão Colombo, em português; 1451-1506), que, segundo a tradição, era de origem genovesa, embora hoje sua nacionalidade seja motivo de debates acalorados.

No Brasil

Da Itália o sobrenome passou ao Brasil na segunda metade do século 19. Para o Rio Grande do Sul se dirigiram Antonio Colombo, a mulher e uma filha. Chegaram para tomar posse de um lote de terras na colônia Caxias (hoje Farroupilha) em 3 de maio de 1875. Logo depois, em 3 de junho, chegaram as famílias de Ambrosio e Giuseppe Colombo. Eram os primeiros representantes da família e do sobrenome, de muitos outros que chegariam durante os anos seguintes.

Para o Espírito Santo, entre 1876-95, pouco mais de oitenta imigrantes Colombo chegaram ao estado. Ao todo foram quinze chefes de família, sendo os primeiros Giovanni Battista Colombo e Luigi Colombo, que chegaram em 11 de dezembro de 1876 e se dirigiram para colônia Santa Leopoldina.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Adelino Colombo, fundador e presidente da rede de Lojas Colombo, criada em Farroupilha, em 1959.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima