Coutinho

Coutinho é um sobrenome português, com origem no apelido dado a dom Vicente Viegas, terceiro senhor do pequeno couto de Leomil, hoje vila de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

Dom Vicente Viegas descende de dom Garcia Rodrigues da Fonseca, que esteve na conquista de Lamego pelo conde dom Henrique (1066-1112), em 1102. Do seu irmão, dom Paio Rodrigues, descendem os Fonseca. Os irmãos, que chagaram a Portugal em 992, seriam fidalgos galegos, segundo algumas fontes, ou húngaros, segundo outras.

Casado com dona Dordia Ramires, além da honra de Fonseca, dom Garcia Rodrigues foi senhor do couto de Leomil, propriedade que repassou a seu filho dom Egas Garcia da Fonseca – a carta de couto é datada de 1149, concedida pelo rei dom Afonso Henrique (1111-85). Este, casado com dona Mor Pais de Curvera, teve como filho, entre outros, dom Vicente Viegas, chamado de “Coutinho”, por ter no couto de Leomil uma pequena extensão de terras. Deste apelido surgiu o sobrenome, que foi repassado ao filho Martim Vicente Coutinho e a seus descendentes, que mais tarde estariam associados a membros da Casa Real, no reino e no ultramar.

De Portugal o sobrenome passou ao Brasil. O fidalgo Vasco Fernandes Coutinho (1490-1561) foi o primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, chegando a terras capixabas em 1535. No Sul, André Ribeiro Coutinho (falecido em 1751) foi comandante militar da fortaleza de Rio Grande e governador da capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul (1737-40).

Nem todos os Coutinho, porém, descendem de dom Vicente Viegas. O sobrenome também foi adotado por judeus e escravizados africanos. No Brasil, entre outros, encontramos o cristão-novo Diogo Cardozo Coutinho, natural e morador do Rio de Janeiro, em 1713. Entre os africanos, mencionamos o crioulo José Inácio Marçal Coutinho, representante dos escravizados libertos e capitão do mato das Minas Gerais (1765).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Afrânio Coutinho (1911-2000) e o ator Jorge Coutinho.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima