Damasceno

Damaceno

Sobrenome português de procedência religiosa. Tem origem na devoção a São João Damasceno (676-754), monge e polímata sírio, canonizado e declarado doutor pela Igreja católica. Damasceno era a indicação de seu local de nascimento, a cidade de Damasco, na Síria — do grego Damaskenos ou do latim Damascenus, “nascido em Damasco”. A origem do nome da cidade vem do siríaco Darmsuq, “terra bem regada”.

Damasceno (ou Damaceno) foi adotado como sobrenome por devotos, motivo pelo qual não há uma única família ou ancestral comum a todos. No Brasil, há registros desde pelo menos o século 18. Em Santa Catarina viveu, entre outros, o sargento-mor João Damasceno de Córdova (ca. 1742-1806), filho de portugueses, natural de Santos, São Paulo, casado em duas oportunidades, com Maria de Boaventura do Amara e Silva e Genoveva Raquel de Fontoura.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o humorista André Damasceno.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima