Deus Dará, Deusdará

Imagem das torres de uma igreja de blocos brancos, com estátuas de santos.

Sobrenome brasileiro, com origem na alcunha do português Manuel Álvares, filho de Antônio Álvares de la Penha, que esteve envolvido na luta contra os holandeses no Nordeste e teve grande influência política no Brasil do século 17.

Afirma a tradição que o apelido “Deus dará” surgiu das promessas que Manuel fazia à população desamparada e aos soldados que lutavam sem auxílio e provimento da Corte diante de um inimigo melhor equipado e organizado: ele pedia que resistissem e lutassem pois Deus retribuiria ou pagaria mais tarde.

Por sua ação, o rei dom João IV (1604-56) lhe concedeu mercê para poder usar “Deus Dará” como sobrenome e também brasão de armas (1645-6), além de conceder aos seus filhos cargos importantes na administração colonial e o direito de ressarcimento financeiro. O monarca fez do filho Simão Álvares provedor-mor da Fazenda de Pernambuco, ouvidor-geral do Rio de Janeiro e cavaleiro da Ordem de Cristo, entre outros importantes cargos. Simão se casou com uma irmã do padre Antônio Vieira (1608-97), e seus filhos deram seguimento ao nome de família, grafado de algumas diferentes maneiras: Deus Dará, Deus-Dará ou Deusdará.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima