Sobrenome brasileiro, com origem na alcunha do português Manuel Álvares, filho de Antônio Álvares de la Penha, que esteve envolvido na luta contra os holandeses no Nordeste e teve grande influência política no Brasil do século 17.
Afirma a tradição que o apelido “Deus dará” surgiu das promessas que Manuel fazia à população desamparada e aos soldados que lutavam sem auxílio e provimento da Corte diante de um inimigo melhor equipado e organizado: ele pedia que resistissem e lutassem pois Deus retribuiria ou pagaria mais tarde.
Por sua ação, o rei dom João IV (1604-56) lhe concedeu mercê para poder usar “Deus Dará” como sobrenome e também brasão de armas (1645-6), além de conceder aos seus filhos cargos importantes na administração colonial e o direito de ressarcimento financeiro. O monarca fez do filho Simão Álvares provedor-mor da Fazenda de Pernambuco, ouvidor-geral do Rio de Janeiro e cavaleiro da Ordem de Cristo, entre outros importantes cargos. Simão se casou com uma irmã do padre Antônio Vieira (1608-97), e seus filhos deram seguimento ao nome de família, grafado de algumas diferentes maneiras: Deus Dará, Deus-Dará ou Deusdará.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA