Sobrenome patronímico ibérico, cujo significado é “filho de Domingos” — como indica a desinência -es/-ez. Domingos, por sua vez, vem do latim Dominicus, “nascido no dia do Senhor [o Domingo]”. Ver mais em Domingos. Em espanhol, além de Domínguez, são frequentes as variações Domíngues e Domínguiz. Em português, a forma usual é Domingues.
No Brasil, o sobrenome Domingues está presente desde o início do povoamento, no século 16. Em São Paulo, Pedro Domingues (casado com Clara Fernandes) foi um dos povoadores de São Vicente. No Rio de Janeiro do século 17, pelo menos onze famílias Domingues são conhecidas e documentadas. Entre as mais antigas, está a de Pedro Domingues, nascido por volta de 1573 e casado com Beatriz de Oliveira em 1603. Há registros de Domingues também no Nordeste e no Sul do Brasil.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jornalista Heron Domingues (1924-74), primeiro apresentador da televisão brasileira; e a ex-jogadora e comentarista de futebol Milene Domingues.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA