Sobre Nomes

Dourado, Dourados, Dorado

Sobrenomes ibéricos, com origem no latim deaurare, “dourado” ou “dourar”, de aurum, “ouro” ou “da cor do ouro ou semelhante a ele”

Pode vir de uma alcunha primitiva (talvez por uma característica física, como a cor do cabelo) ou de topônimos em Portugal ou Espanha. O rio Douro é uma referência bastante conhecida, mas não há consenso quanto à etimologia do nome. Provavelmente é proveniente do celta dubro, “rio difícil”; da raiz dur, o mesmo que o galês dwr, “água”. Os antigos romanos chamavam o curso d’água de Durius, talvez uma adaptação do celta, tirado do nome de alguma tribo que habitava às margens do rio ou do deus que eles adoravam. Ou, também associado aos celtas, de duris, “duro”, alusão a um rio difícil de navegar.

Dourado(s) também pode ser um toponímico brasileiro, uma vez que há diversos rios e/ou localidades com este nome no país.

No Brasil, o sobrenome chegou durante o período colonial. Entre outras, mencionamos a família do português Mateus Nunes Dourado (ca. 1690-1747), que chegou à Bahia no século 18 e ali teve filhos com a mameluca Joana da Silva Lemos. Entre seus descendentes está o coronel João Dourado (1854-1927), que hoje é nome de município baiano. Outro nome é o de Francisco Quaresma Dourado, capitão-mor do Ceará (1751-5).

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor Autran Dourado (1926-2012) e jogador de futebol Rodrigo Dourado.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA