Drummond

Foto da formação geológica Quiraing, na Ilha de Skye, Escócia.

Sobrenome toponímico escocês, com origem no gaélico dromainn, “cume”, “terras altas” ou “cadeia de montanhas”. O vocábulo dá nome a vários lugares e propriedades nas regiões próximas a Perth e Wigtown, na Escócia. O primeiro a usar Drummond como nome de família foi Malcolm “Druiminn” ou “Drummann”, que viveu no século 13.

Em Portugal, o sobrenome chegou no século 15 com João de Drummond ou “João Escórcio”, que viveu e deixou descendência na ilha da Madeira. Filho de John Drummond e Elisabeth Sinclair e sobrinho da rainha Anabela Drummond da Escócia (1350-1401), João de Drummond, antes de chegar a Portugal, esteve na França, onde combateu com Carlos VII (1403-61), e na Espanha, onde lutou contra ou mouros. Na ilha da Madeira, ele casou com Catarina Vaz de Lordello e Branca Afonso da Cunha. No século 16 e 17, familiares escoceses e portugueses trocaram correspondências e ligaram João Escórcio aos parentes na Escócia.

No Brasil, há referências ao sobrenome desde o começo do século 17, com Manuel da Luz Escórcio Drummond, que viveu em São Paulo e no Rio de Janeiro, e Domingos Gonçalves Drummond, morador na Bahia no século 18. Outro nome conhecido é o de Antônio João de Freitas Carvalho Drummond, nascido em Funchal, na ilha da Madeira, em 1723, e casado em Minas Gerais em 1770. Antônio João é ancestral da personalidade mais conhecidas no Brasil com este sobrenome, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-87).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima