Sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome próprio Durando ou Durão — Durán, em espanhol. Durão vem de Durandus (século 9), a forma latina do germânico Thorhramm, “o corvo de Thor”. Thor era o deus da guerra dos nórdicos, filho de Odin, o chefe supremo de Asgard, onde habitavam os deuses do panteão escandinavo.
O nome não tem relação com o adjetivo durão, “o que tem resistência física ou moral”, que procede neste caso do latim durus.
Como todo patronímico, Durão passou a designar mais de uma família, sem que haja ligação alguma entre elas. Da Península Ibérica, o sobrenome passou ao Brasil, onde está presente desde pelo menos o século 17. Manuel Durão, nasceu por volta de 1655 e casou no Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 1685, com Beatriz de Figueiró (1665-93). O casal teve três filhos nascidos entre 1686 e 1690.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o frei e poeta José de Santa Rita Durão (1722-84), autor do poema “Caramuru”.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA