Escobar

Sobrenome toponímico espanhol, com origem nas povoações de nome Escobar nas províncias de Múrcia (três vilarejos recebem o nome na localidade), Leão (Escobar de Campos) e Segóvia (Escobar de Polendos). O vocábulo vem do latim scopae, “vassoura”, scopare, “varrer”, o que indica uma região de produção do utensílio. Existe ainda, como variação mais frequente em Portugal, o sobrenome Escovar. Como todo toponímico, existem várias famílias sem que haja ligação entre elas.

Na Idade Média, temos, entre outros, Pedro Escobar, navegador português do século 15, e Pedro de Escobar (1465-1535), maestro em Sevilha. No Brasil, o sobrenome chegou no século 17 com Diogo de Escobar (cal.1584-1650), que viveu no Rio de Janeiro e foi casado com Mécia Furtado, com quem teve quatro filhos. Mais tarde, Diogo Vaz de Escobar foi capitão-mor da capitania de Itanhaém (1653-6) e há registros do negociante espanhol Antônio Escovar, registrado em Montevideo e Rio Grande, em 1813 e 1814.

Um dos nomes mais conhecidos com este sobrenome foi o narcotraficante colombiano Pablo Emilio Escobar Gaviria, o Pablo Escobar (1949-93). No Brasil, destacamos o jornalista e apresentador Alex Escobar.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima