Esposito, Sposito

Sobrenome italiano, derivado do latim expositus, “exposto”, “apresentado” ou mostrado”. Surgiu da expressão cujo significado completo é “exposto à proteção de Nossa Senhora”. O sobrenome era atribuído a crianças abandonadas pelos pais em frente às igrejas, dos locais de caridade ou dos mosteiros e conventos, nas chamadas “rodas”. A “roda dos expostos” ou “roda dos enjeitados” foi um mecanismo criado para que geralmente a mãe pudesse deixar o recém-nascido para criação dos religiosos sem que fosse vista e identificada. Consistia numa portinhola giratória usada em uma abertura, na porta ou na parede, que ligava a parte de fora do edifício com a de dentro. Os motivos da “exposição” poderiam ser vários, estando entre os principais a pobreza e os filhos de casos extraconjugais e ilegítimos. As “rodas” são bem mais antigas, mas o uso do sobrenome parece ter sido adotado no século 17.

No Brasil, há registros de um grande número de imigrantes com o sobrenome Esposito, principalmente no final do século 19. Entre os primeiros, mencionamos Dominico e Alfredo Esposito, vindos no vapor Bengala e desembarcados em Santos em março de 1885. Outro exemplo é a família de Francesco Esposito, chegada a Vitória, no Espírito Santo, em 21 de agosto de 1891 no navio Lavarello, e cujo destino era a colônia Santa Leopoldina.

Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o filósofo italiano Roberto Esposito e o ator estadunidense Giancarlo Esposito.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima