Sobre Nomes

Esteves

Imagem de uma mulher com uma coroa de cristais na cabeça.

Sobrenome patronímico português, com origem no nome próprio Estevão. Procede do latim Stéphanus, derivado do grego stéphanos, “coroa” ou “diadema”, dando origem às formas eruditas Estéfano ou Estefânio – em espanhol Estéban, em italiano Stefano, em francês Étienne. O nome era popular na Idade Média devido ao mártir cristão Santo Estevão, apedrejado alguns anos após a crucificação de Jesus Cristo.

Em Portugal, há várias famílias com este sobrenome sem ligação entre si. Entre elas, a de Lopo Esteves, morador em Olivença e cavaleiro que serviu a dom Afonso V (1432-81), tomando parte das conquistas de Alcácer, Tânger e Ceuta.

O sobrenome chegou ao Brasil no período colonial com várias pessoas, entre elas o capitão engenheiro José Paes Esteves, que atuou e lecionou sobre fortificações em Pernambuco (1686), Bahia (1692) e Rio de Janeiro (1706). Além de famílias cristãs, há referência, também, a cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo à força), como Jorge Esteves, mercador de açúcar em Pernambuco entre os anos de 1590 e 1606. 

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Adriana Esteves, o jornalista Bernardo Esteves e o empresário André Esteves.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA