Sobrenome patronímico português, com origem no nome próprio Estevão. Procede do latim Stéphanus, derivado do grego stéphanos, “coroa” ou “diadema”, dando origem às formas eruditas Estéfano ou Estefânio – em espanhol Estéban, em italiano Stefano, em francês Étienne. O nome era popular na Idade Média devido ao mártir cristão Santo Estevão, apedrejado alguns anos após a crucificação de Jesus Cristo.
Em Portugal, há várias famílias com este sobrenome sem ligação entre si. Entre elas, a de Lopo Esteves, morador em Olivença e cavaleiro que serviu a dom Afonso V (1432-81), tomando parte das conquistas de Alcácer, Tânger e Ceuta.
O sobrenome chegou ao Brasil no período colonial com várias pessoas, entre elas o capitão engenheiro José Paes Esteves, que atuou e lecionou sobre fortificações em Pernambuco (1686), Bahia (1692) e Rio de Janeiro (1706). Além de famílias cristãs, há referência, também, a cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo à força), como Jorge Esteves, mercador de açúcar em Pernambuco entre os anos de 1590 e 1606.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Adriana Esteves, o jornalista Bernardo Esteves e o empresário André Esteves.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA