Farina

Sobrenome italiano, com origem em uma ocupação ou apelido. Vem do latim farina ou farinae, pó moído de trigo ou de qualquer outro grão. Era usado para designar trabalhadores que estavam ligados à colheita ou atividades relacionadas à produção do trigo, como o moleiro. Além de Farina, existem outras formas, como Farinacci, Farinaccio e Farinazzo. Em Portugal, temos o toponímico Farinha.

No Brasil, o sobrenome chegou com os imigrantes italianos na segunda metade do século 19. Entre os primeiros está a família de Davide Farina, natural de Pieve di Coriano, na Lombardia, chegada a Vitória, no Espírito Santo, em 23 de setembro de 1877. Em São Paulo, temos registro de Angelo Farina (1885) e Abramo Farinazzo (1891), entre outros.

No Rio Grande do Sul, temos o ferreiro Giuseppe Farina, que fundou, em Bento Gonçalves, em 1886, a “Officina de Ferreiro de Farina Giuseppe”, hoje indústria Farina Componentes Automotivos.

Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o automobilista italiano Giuseppe Farina (1906-66). No Brasil, mencionamos o escritor Rafael Farina.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima