Figueira

Imagem de vários figos cortados ao meio.

Sobrenome toponímico ibérico, com origem em uma das muitas localidades espanholas denominadas de Higuera. Pode indicar, também, o lugar de figueiras ou de uma única figueira, que era tomada por referência geográfica, ou pode se referir, ainda, um ancestral que plantava figos (Ficus carica, árvore do gênero Ficus, da família das moráceas). O vocábulo latino ficaria, em referência à árvore, deu origem tanto ao português Figueira quanto ao espanhol Higuera, além de variações como Figueiroa, Figueiral, entre muitas outras (ver sobrenome Figueiredo).

Entre os nomes mais antigos conhecidos estão os do moçárabe Diego de la Higuera e seu filho Alvaro Dias de la Higuera, defensor de Toledo ao lado de Al-Cádir, o último governador islâmico antes da tomada da cidade por dom Afonso VI de Leão (1047-1109), em 1085.

Em Portugal, entre os nomes mais antigos possíveis de rastreamento está o de Gonçalo Higuera ou Figueira, fidalgo castelhano que chegou a Lisboa no século 14, durante o reinado de dom Fernando (1345-83). Mais tarde, outro castelhano, Lopo de la Higuera, se fixou em Braga, sendo naturalizado por dom João II (1455-95) em 6 de julho de 1486. Casado com Isabel Dias Tamayo, teve filhos que se espalharam pelo Minho e Alentejo. 

O sobrenome chegou ao Brasil em diversas épocas e lugares, tendo origens distintas, tanto portuguesas quanto espanholas. Uma das personalidades com este sobrenome é o músico e apresentador de televisão Jacinto Figueira Júnior (1927-2005).

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima