Sobrenomes alemães distintos, mas com raiz comum, provenientes da característica social ou na ocupação de um ancestral. Tem origem em Finck, Fink ou Finkl, que pode designar tanto um pássaro, o tentilhão, quanto uma pessoa feliz, despreocupada e espirituosa, ou em Finkler (e também Vogler), o caçador de passarinhos.
O termo é bastante conhecido na Alemanha devido a Henrique I, “o Passarinheiro” (Heinrich der Finkler, 876-936), duque da Saxônia e primeiro imperador alemão. Como sobrenome, porém, é conhecido desde o século 13. Há referências a um “Walther Vinck“, em Zurique, Suíça, em 1233, e a “Johann Vinke“, em 1272, em Stettin, hoje na Polônia.
No Brasil, o primeiro do nome de família Finkler é o alfaiate católico Mathias Finkler (1821-88), chegado à cidade gaúcha de São Leopoldo em 25 de outubro de 1846. Nascido na Prússia, ele se casou no Rio Grande do Sul em duas oportunidades, com Ana Maria Recktenwald e Eva Kluck. Já do sobrenome Fink, o pioneiro foi Johann Fink, desembarcado em São Leopoldo em 1829 após ter servido no 28º Batalhão de Caçadores.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o músico e escritor de livros infantis Gustavo Finkler.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA