Fink, Finkler

Tentilhão na localidade de Pfäffikon, na Suíça

Sobrenomes alemães distintos, mas com raiz comum, provenientes da característica social ou na ocupação de um ancestral. Tem origem em Finck, Fink ou Finkl, que pode designar tanto um pássaro, o tentilhão, quanto uma pessoa feliz, despreocupada e espirituosa, ou em Finkler (e também Vogler), o caçador de passarinhos.

O termo é bastante conhecido na Alemanha devido a Henrique I, “o Passarinheiro” (Heinrich der Finkler, 876-936), duque da Saxônia e primeiro imperador alemão. Como sobrenome, porém, é conhecido desde o século 13. Há referências a um “Walther Vinck“, em Zurique, Suíça, em 1233, e a “Johann Vinke“, em 1272, em Stettin, hoje na Polônia.

No Brasil, o primeiro do nome de família Finkler é o alfaiate católico Mathias Finkler (1821-88), chegado à cidade gaúcha de São Leopoldo em 25 de outubro de 1846. Nascido na Prússia, ele se casou no Rio Grande do Sul em duas oportunidades, com Ana Maria Recktenwald e Eva Kluck. Já do sobrenome Fink, o pioneiro foi Johann Fink, desembarcado em São Leopoldo em 1829 após ter servido no 28º Batalhão de Caçadores.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o músico e escritor de livros infantis Gustavo Finkler.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima