Fontana é um sobrenome toponímico, com origem tanto na Península Ibérica quanto na Itália. O vocábulo é derivado do latim fons ou fontis, de fonte ou nascente, por isso muito popular. Além da forma Fontana, há um grande número de variações espalhadas pela Europa ocidental, sem que haja qualquer ligação entre elas, tais como Fontanella, Dafonte, La Font e Fonseca, mais popular em Portugal.
No Brasil
No final do século 19, um grande número de imigrantes chegou ao Brasil com este sobrenome. Entre 1875-97, mais de sessenta imigrantes Fontana chegaram ao Espírito Santo vindos da Itália. O primeiro deles, Giovanni Fontana, chegou com a esposa e cinco filhos, em 1875. Quase no mesmo período, outros setecentos imigrantes com o sobrenome chegaram ao Rio Grande do Sul; entre eles Santo Fontana, de Mantova, chegado em 1882 e estabelecido na colônia Caxias (hoje Caxias do Sul).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Carlos Eugênio Fontana (1830-96), o fundador do grupo Sadia, Atílio Fontana (1900-89), e o ator Cláudio de Toledo Fontana.