Fonte, Fontes, Fuente, Fuentes

Nascente de um rio no Parque Nacional Tsavo, no Quênia

Sobrenomes com origem toponímica procedentes da Península Ibérica e da Itália. O vocábulo é derivado do latim fons ou fontis, de “fonte” ou “nascente”.

Há um número muito grande de localidades com este nome, fazendo com que haja muitas famílias que adotaram o sobrenome sem qualquer ligação entre si. Na Espanha, entre os mais antigos está o cavaleiro Ferrer de Fuentes, de Múrcia, que viveu no século 14. Em Portugal, a origem estaria na região do Alentejo. Os nomes mais antigos são os de Diogo Pires de Fontes, que viveu no século 16, na vila de Figueiró, e Gonçalo de Fontes, da Vila Verde de Oura, no termo de Chaves. Na Itália, os topônimos Fonte (em Treviso, Macerata e Roma) deram origem a famílias distintas.

No Brasil, o sobrenome chegou primeiro através dos portugueses, entre outros, com Balthazar de Fontes de Mello, capitão-mor de Santa Cruz de Cametá (1653-4), e Antônio Martins Fontes, capitão-mor do Sergipe (1732-3). Entre os imigrantes, temos José Martins da Fonte, chegado a São Paulo em 1885. Entre os imigrantes italianos, há registros de Basílio Fonte (São Paulo, 1891). Já entre os espanhóis, apenas para mencionar alguns, temos David de la Fuente (1889) e Antonio Lopes Fuentes (1891).

Entre algumas personalidades com este nome de família, destacamos Waldir Martins Fontes (1934-2000), fundador da Livraria Martins Fontes; o poeta e tradutor José Martins Fontes (1884-1937); e o jornalista e escritor Bruno Fontes.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima