Freire

Freire é um sobrenome ibérico, com origem no termo frére, irmão em francês, e comum nas ordens militares religiosas. O nome de Nuno Freire e de dois irmãos aparecem em 1265, em uma negociação com um mosteiro no couto de Monfero, na Galícia, hoje La Coruña, Espanha.

A partir do século XIV, os Freire vão se unir aos Andrade e dar origem aos “Freire de Andrade”, muitas vezes sobrenomes indissociáveis. Em Portugal, um dos ramos principais descende de Rui Freire de Andrade, mestre da Ordem de São Tiago e pai de Vasco Freire e Nuno Rodrigues Freire de Andrade (ca.1315-1375), mestre da Ordem de Cristo.

No Brasil

De Portugal o sobrenome chegou ao Brasil. No Rio de Janeiro, pelo menos 21 famílias Freire são registradas até o final do século XVII. Entre as mais antigas, a de Antônio Freire, que deixou descendência do seu casamento, em 1630, com Violante de Lima.

Francisco de Brito Freire (1625-92) foi governador de Pernambuco entre 1664-66 e Antônio Gomes Freire de Andrada, conde de Bobadela (1685-1763), foi capitão-geral e governador do Rio de Janeiro entre 1733-63.

Existem também registros do sobrenome na Bahia do século XVII (Manuel Velho Freire) e no Rio Grande do Sul do século XVIII (João Pedro Freire)

Embora não seja comum, existem referencias aos Freire também entre os cristãos-novos, entre eles Manoel Lopes Freire, morador de Salvador na década de 1670.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o antropólogo Gilberto Freyre (1900-87), o filósofo Paulo Freire (1921-97) e as atrizes Fátima Freire e Jussara Freire.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima