Galvão

Sobrenome português, provavelmente com origem em um apelido. Não é clara sua etimologia. Pode vir do latim galbanu, nome de uma planta umbelífera, ou do galês Gwalwanus, falcão branco. Há que acredite que venha do galês Gwalchmanl, cortês. Embora a história não seja conhecida, uma das famílias que adotou o sobrenome teria origem inglesa – da família dos “Galvim” ou “Gawain”, um dos lendários cavaleiros da Távola Redonda; por isso, em português arcaico, “Galvam”, “Galvoim” ou “Galvoem”.

O nome mais antigo conhecido é o de Pedro Galvão, nobre que vivia em Guimarães, Portugal, na década de 1170, época de dom Afonso Henriques (1111-85), primeiro rei português. Falecendo em 12 de agosto de 1179, foi sepultado no mosteiro de Santa Marinha da Costa. De seu casamento com dona Maria Paes nasceu um único filho, dom Paio Galvão.

Há outras famílias sem ligação com estes. No reinado de dom Dinis (1261-1325), há menções a um Pedro Galvão, mestre de Letras e pai de João Galvão, cavaleiro no Algarve.

Mais tarde, um Rui Galvão, que era natural de Évora, foi embaixador em Castela e secretário do rei dom Afonso V (1432-81). Rui, que deixou grande descendência, seria filho de um clérigo de nome João Fernandes Galvão, cuja origem é desconhecida.

No Brasil

De Portugal o sobrenome chegou ao Brasil no século 17.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Frei Galvão (1739-1822), o primeiro santo nascido no Brasil; e o narrador esportivo Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, o Galvão Bueno.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima