Sobrenome italiano com origem em um apelido relacionado a característica física de um ancestral, podendo indicar as forças ou as fraquezas das pernas de alguém. A etimologia vem do grego kamp, “dobrar” ou “articular”, e deu origem ao latim e ao italiano gamba, “perna”.
Gamba é muito comum nas regiões da Lombardia, Piemonte e Veneto, no norte da Itália. A mesma raiz deu origem a vários sobrenomes, como Gambi, Gambetta (“perninha”) e Gambarotta (“perna quebrada”), embora sem ligação alguma entre as famílias.
No Brasil, o sobrenome chegou na década de 1870, com a imigração italiana, sendo muito frequente nas listas de desembarque. Entre os pioneiros, mencionamos a família de Angelo Gamba, desembarcado em Vitória, no Espírito Santo, no navio Itália, em 11 dezembro de 1876; e Giuseppe Gamba, chegado ao porto de Santos no vapor Colombo, em 17 de janeiro de 1882.
Entre os imigrantes de sobrenomes com a mesma origem etimológica de Gamba, temos Valentino Gambarini (1878) e Luigi Gambarotti (1893).
Destacamos o jornalista Filipe Gamba como uma das personalidades com este sobrenome.