Germano, Germann, Gehrmann

Germano, German, Germann e Gehrmann são sobrenomes com raízes alemãs e latinas. Germano vem do latim Germanus, nome próprio que tem como origem e significado aquele “que é da mesma raça”, “que é semelhante”, normalmente atribuído a um irmão de pai e mãe (de germen, “rebento”).

O nome de família também pode ter origem no prenome Germano como indicativo de procedência, originário da Germânia (a Alemanha moderna), dos povos germânicos ou de algo relativo ao país ou ao povo.

O imperador romano Júlio César (15 a.C.- 19 d.C.), filho de Nero, por exemplo, usou o agnome Germanicus, “Germânico”, devido às conquistas realizadas pelo pai na Germânia. A forma Germano é mais frequente na Itália e na Península Ibérica — e há vários imigrantes chegados ao Brasil registrados com este nome de família a partir do final do século 19.

Na Alemanha, as formas German, Germann e Gehrmann procedem do patronímico Hermann, “guerreiro” ou “homem da guerra” (do antigo alto-alemão ou antigo saxão heri, “exército”, e man, “homem”). Neste caso, o sobrenome é registrado desde o século 13 — a grafia mais antiga encontrada é “Gareman”.

Podendo vir de várias partes da Europa, há, obviamente, mais de uma família com esses sobrenomes sem que haja ligação entre elas. Mas no Brasil, há um caso específico interessante: muitos descendentes do imigrante Georg Wilhelm Christoph Gehrmann (1797-1856) tiveram o sobrenome abrasileirado para German ou Germano ao longo do século 19 e principalmente durante a Segunda Guerra, quando foi necessário esconder origens alemãs. Natural de Magdeburg, na Saxônia-Anhalt, e passageiro do transatlântico Der Kranich, que chegou ao Brasil em janeiro de 1825, Gehrmann serviu quatro anos no Exército imperial antes de se casar com Anna Maria Dressbach (1804-58) e se estabelecer no Litoral Norte gaúcho.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Paulo Germano e o político gaúcho José Otávio Germano, filho de imigrante sírio-libanês.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima