Gil é um sobrenome patronímico ibérico com origem no prenome Egídio ou Gil, derivação do latim Aegidius, de aíx, cabra – significando aigis ou aigídos pele de cabra. Aegis era o nome do escudo de Júpiter e Minerva, assim chamado por ter sido feito com a pele da cabra Amaltea. Segundo a etimologia popular significa “o protegido”. O prenome Egídio é a origem também de sobrenomes na França (Gilles, Gillette), na Alemanha (Gill) e na Itália (Gilio).
Por ser patronímico, há mais de uma família que adotou o sobrenome, não tendo qualquer ligação entre elas.
Em Portugal, um dos nomes mais antigos conhecidos é o de Pedro Gil, filho do capitão Manuel Gil, o Velho, que vivia com a esposa Catarina Carrilho da Serra em Castelo de Vide, em meados do século 16. Mas já antes, os reis dom Afonso V (1432-81) e dom Manuel I (1469-1521) tiveram como “físicos” (médicos) um “mestre Gil”, que recebeu brasão de armas.
Na Espanha, entre os nomes mais antigos se destacam os arquitetos Juan Gil (1480-1531) e seu filho Rodrigo Gil de Hontañón (1500-77), envolvidos na construção das catedrais de Salamanca, Sevilha e Segóvia.
No Brasil
No Brasil, o sobrenome começou a chegar com mais intensidade ao longo do século 18. Entre alguns nomes, mencionamos Domingos Gil da Silveira, capitão da vila catarinense de São José em 1780 e tronco de uma numerosa família.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o músico Gilberto Passos Gil Moreira, o Gilberto Gil.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA