Giordani, Giordano

Cidade de Tiberíades, em Israel, na Costa do Mar da Galileia

Sobrenome italiano derivado no nome de família latino Giordanus ou no nome próprio italiano medieval Giordano. Tem origem no rio Jordão, que cruza alguns países do Oriente Médio, cujo nome em hebreu é Yarden e passou à Europa através do grego Iordanes – de onde vem Iordanus, Giordanus e Giordano ou Giordani. Teria como significado “rio formado por duas correntes d’água”, “rio que flui” ou “rio que corre”. Na Itália, é conhecido como sobrenome desde, pelo menos, o século 15.

No Brasil, o sobrenome começou a chegar no final do século 19 com a imigração de italianos (e também de famílias do então Império Austro-Húngaro). Entre os pioneiros estão a família de Battista Giordani e Venanzio Giordani, que chegaram à colônia Caxias em 4 de setembro de 1876 e se estabeleceram no Travessão Trentino (lotes 68 e 75), Caxias do Sul. Há diversos outros imigrantes chegados ao Rio Grande do Sul e também a outros estados. Em São Paulo desembarcou, entre outros, Domenico Giordani (1889). No Espírito Santo, chegaram Vincenzo Giordano (1893) e Felice Giordani (1895).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o padre Eugênio Giordani (1910-85), líder comunitário de Caxias do Sul, promotor da construção da Igreja de São Pelegrino, famosa pelos afrescos do artista Aldo Locatelli. Além do sacerdote, mencionamos o empresário Leonel Giordani (do Grupo Giordani Turismo, que administra o trem turístico e cultural Maria Fumaça e o Parque Temático Epopeia Italiana, na Serra Gaúcha) e o também empresário e político Alexandre Luiz Giordano.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima