Góes, Góis, Gois

Góis (ou Góes) é um sobrenome toponímico português, tomado do senhorio de Góis, no distrito de Coimbra. Etimologistas afirmam que o termo pode ter origem em Goici, patronímico de Goius, versão latina do germânico Goia, que designaria caminho, distrito ou comarca.

O fundador da vila de Góis, que não passava, então, de “montes despovoados”, foi Anião de Estrada (ou Anaia Vestrares), fidalgo das Astúrias que chegou à Portugal junto com Henrique de Borgonha, conde de Portucale (1066-1112), em 1096. Seu neto Gonçalo Dias de Góis esteve na batalha do Campo de Ourique (1139), junto do rei dom Afonso Henriques (1106-85), primeiro rei de Portugal.

O brasão de armas foi concedido a Damião de Góis (1502-74) pelo imperador Carlos V e confirmado pelo rei dom Sebastião em 15 de agosto de 1567, pelos serviços prestados aos reis dom Manuel I e dom João III.

No Brasil

De Portugal o sobrenome passou aos Açores, à Madeira e depois ao Brasil, principalmente no século 18. Mas já na expedição de Martim Afonso de Souza, em 1530-32, Pero de Góis navegou da Cananeia ao rio da Prata, tendo recebido carta de sesmaria no campo de Piratininga, em 10 de outubro de 1532. Foi capitão-mor da costa do Brasil e governador da capitania de São Tomé (1537-48). Também Domingos de Góes chegou a São Vicente, São Paulo, vindo da ilha da Madeira, em meados do século 16.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Pedro Aurélio de Góis Monteiro (1889-1956), líder militar da Revolução de 1930; o escritor Moacyr de Góes (1930-2009) e a atriz Ester Góes.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima