Guerra

Guerra é um sobrenome com origem em uma alcunha, “o da guerra”, muito comum na Península Ibérica e na Itália. Existem muitas famílias com este sobrenome, sem qualquer ligação uma com a outra. O vocábulo vem do germânico werra, de peleja, revolta ou discórdia. Durante a Idade Média da Europa ocidental, o termo substituiu o vocábulo latino bellum, de guerra, por homofonia com bellus, de belo, gracioso.

Em Portugal, pelo menos duas famílias são conhecidas. A de Sebastião Rodrigues da Guerra, fidalgo galego que viveu na Beira, com origem nas Astúrias do século 15. Casado com Isabel Rodrigues deixou descendentes na vila de Linhares.

A outra família, mais antiga, descende de dom Pedro I (1320-67), rei de Portugal, e dona Inês de Castro, filha bastarda de dom Pedro Fernandes de Castro, “o da Guerra”. Destes nasceu o infante dom João (ca.1346-1400), que foi pai de filhos ilegítimos, entre os quais dom Pedro da Guerra, de quem descendem muitos Guerra.

Na Espanha, o sobrenome é conhecido por meio do navegador Cristóbal Guerra, que realizou três viagens exploratórias à América antes de morrer em 1504.

No Brasil

Na Itália, Guerra é mais comum ao norte da península, na Calábria, Campânia, Piemonte, Lácio, Vêneto e na Lombardia. Um número considerável de famílias com este sobrenome chegou ao Brasil entre o final do século 19 e o começo do século 20, entre elas a de Luigi Bortolo Guerra e Angela Gravo, chegados ao Rio Grande do Sul em 1888.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista Giane Guerra e escritor Pedro Guerra.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima