Guimarães

Guimarães é um sobrenome toponímico português, com origem na vila de Guimarães, no Minho. A palavra tem origem no germânico wigmar; de marah, cavalo, e wig, combate, inicialmente um prenome, em português arcaico Vimara, e mais tarde nome do lugar como Wimaranis (vila do Vimara).

Diversas pessoas, em várias épocas, tomaram o topônimo como nome de família, não havendo uma única linhagem. Em muitos casos, os genealogistas também divergem quanto a nomes e gerações.

Entre os nomes mais antigos consta o de Domingos Annes Mouro, também chamado de Domingos Annes de Guimarães, que viveu no século 13.

Martinho de Guimarães (ou Martinho de Castro de Guimarães), escrivão da câmara do arcebispo dom Jorge da Costa, tabelião-geral do rei, comendador de Garfe e juiz ordinário de Braga entre 1494 e 1544, é o nome mais antigo que pode ser rastreado com segurança. Mas o próprio nome de seu pai é discutível, alguns dão como sendo Luís Annes, cônego de Guimarães e abade de São Cosme de Garfe e de uma senhora aparentada com o arcebispo dom Fernando da Guerra, enquanto outros dão como certo que era filho do arcebispo com dona Joana da Cunha.

No Brasil

De Portugal o sobrenome chegou aos Açores e ao Brasil, principalmente ao longo dos séculos 17 e 18.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor João Guimarães Rosa (1908-67), o político Ulysses Guimarães (1916-92), o ator Luiz Fernando Guimarães e a atriz Beatriz Gentil Pinheiro Guimarães, a Cissa Guimarães.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima