Holanda, Hollanda

Vista da cidade de Utrecht, na Holanda

Sobrenome toponímico português, com origem no nobre holandês Arnaud Florentz ou “Arnau de Holanda” (ca. 1515-94), natural de Utrecht e filho de Hendrick van Holland, barão de Rhijnsburg (ou Rhenoburg), e Margaretha Florentz, que segundo alguns seria irmã do papa Adriano VI (1459-1523). Arnau migrou para Pernambuco com o capitão-donatário Duarte Coelho, em 1535. Casou-se com dona Brites Mendes de Vasconcelos e com ela deixou geração.

O étimo Holanda (“Olanda”, em português arcaico) vem do médio-holandês Holtlant ou Holdlant, do médio alto-alemão holant, “indivíduo que vive em terras altas”. Embora seja associado ao nome do país como um todo, o termo Holanda é o nome dado a uma região (duas províncias) nos Países Baixos. Foi uma das mais poderosas potências navais e econômicas do mundo, como província da República Holandesa, entre os séculos 16 e 18.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda (1902-82) e seu filho, o músico Francisco Buarque de Holanda, o Chico Buarque.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima