Sobrenome patronímico espanhol com origem no nome próprio Juan (João). O nome procede do hebraico Iehohanan (Yohanan) “Javé (Jeová) é cheio de graças”, “Javé é gracioso” ou, ainda, “Javé é misericordioso”. Passou ao espanhol através do latim Ioannes, daí a forma antiga Juanes.
Estudiosos da língua basca, porém, acreditam que as formas Ibañes, Ybáñes e Iáñes, entre outras, derivam do basco báñez (aña), “pasto” ou “pastagem”, acrescido do sufixo locativo -ez. Seria, assim, um toponímico.
Entre os nomes mais antigos conhecidos está o do conde dom Gómez, pai de Gonzalo Ibáñez, mestre de Calatrava, fundador do solar da família em Trasmiera, na Cantábria. Gonzalo se fixou em Baeza, onde, após a tomada da cidade aos mouros, em 1147, foi o primeiro alcaide. Outro nome muito antigo é o de Miguel Ibáñes, que tomou parte da conquista de Jaén aos mouros em 1227.
No Brasil, embora haja presença desde o período colonial, o sobrenome é mais frequente depois da década de 1880, com a imigração espanhola. Entre outros, citamos o imigrante Francisco Ibanez, chegado em São Paulo em agosto de 1890.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, mencionamos o jogador de futebol brasileiro Roger Ibañez e o diplomata Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA