Sobre Nomes

Jacome, Jácome

Sobrenome patronímico português, com origem no nome próprio latino Jacob ou Jacobus, que por sua vez procede de Iakob, versão grega do original hebraico Ia’aqeb, “aquele que segura o calcanhar”, embora alguns o traduzam por astucioso (do verbo aqab). Na língua portuguesa é Jacó, o patriarca hebreu e filho de Isaque, que segundo a Bíblia recebeu este nome por segurar com a mão o pé de seu irmão gêmeo, Esaú.

Existe mais de uma família com este sobrenome, sem que haja ligação alguma ente elas. Entre as mais antigas, encontramos a de Vasco Jácome, criado e cavaleiro do rei dom João I (1357-1433). Serviu na África e, como recompensa, ganhou o senhorio de Vimieiro. Outra família descende de Jácome, natural de Dort, nos Países Baixos. Em Portugal, ficou conhecido como “Jácome da Holanda” e seu filho Francisco Jácome registrou o brasão de armas em 5 de setembro de 1561.

No Brasil, o sobrenome é mencionado desde o primeiro século colonial. Há registros no Rio de Janeiro do começo do século 17 de Diogo Jacome Bezerra, casado com Isabel Lopes; e do paulista Pedro Jacome Vieira (ca. 1666-1749), casado com Ana Maria Jordão. Este viveu no Rio e teve pelo menos onze filhos batizados entre 1697 e 1720.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o advogado e político paraibano Antônio Jácome, vice-governador do Rio Grande do Norte entre 2003-2007.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA