Sobrenome toponímico ibérico, com origem em diversas localidades na Espanha e, principalmente, em Portugal. A palavra tem origem no francês antigo (séc. 12) jart, “horto”, ou gard, “cercado”. Pode vir também do latim medieval gardinium, do galo-romano hortus gardinus, surgido de uma junção entre os termos latino hortus, “horta”, e o gótico garda, “cerca tapada”.
Em Portugal, a forma Jardim predomina. Na Espanha, há ainda Jardin, Jardín e Jardi.
No Brasil, há um número grande de imigrantes com este nome de família, principalmente portugueses, desembarcados no país entre o final do século 19 e começo do 20. Existe uma família Jardim estabelecida no Rio Grande do Sul desde o século 18, tendo nascido nela o líder farroupilha José Gomes de Vasconcelos Jardim (1773-1854).
Entre outras personalidades com este sobrenome, destacamos ainda o advogado e jornalista republicano Antônio da Silva Jardim (1860-91).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA