Jesus, Jesús

Vitral representando Jesus na igreja Kruiskerk, em Dordrecht, Holanda

Sobrenomes ibéricos de origem religiosa, fazem referência ao nome do messias cristão Jesus de Nazaré, que viveu no século I da Era Cristã. Jesus também é usado entre os italianos, embora menos frequente.

Tem origem no latim Iesus, tendo como base o grego Iesous, que, por sua vez, veio do hebraico Yesu ou Yesua, a forma contraída de Yehoshua (Josué), o nome do herói bíblico do Antigo Testamento. A tradução original desse nome seria “Que Jeová ou Javé ajude” ou “Jeová ajuda”, depois normalmente mencionada e aceita como “Jeová salva” ou “Jeová é salvação”. Em português arcaico, “Jesu” ou “Jasu”.

Originalmente o nome era usado por religiosos ou por adeptos do cristianismo, identificados com “de Jesus”. É muito comum na cultura ibérica, em que as mulheres não recebiam o sobrenome paterno e eram comumente identificadas com nomes religiosos. Esses nomes, com o tempo, passaram a ser usados como sobrenomes.

No Brasil, a presença do sobrenome está presente desde o século 16, tendo se tornado comum com a vinda de açorianos a partir do século 18.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jogador de futebol Gabriel Jesus e a atriz Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, conhecida como Laura Cardoso.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima