João, Joanes

Sobrenome patronímico e religioso português, com origem no nome próprio João. O nome procede do hebraico Iehohanan (Yohanan), que significa “Javé (Jeová) é cheio de graças” ou “Javé é gracioso”; ou ainda “Javé é misericordioso”. Passou ao português através do latim Ioannes, daí a forma antiga Joanes (como usado ainda no alemão, Johannes).

No mundo lusitano é um dos nomes mais comuns, em combinação ou não com outros prenomes. Pode ser demonstração de devoção a são João Batista ou a são João, o apóstolo e evangelista. De modo geral, é um dos nomes próprios mais populares, em todos os tempos, em vários países e línguas (Jean, Johann, John, Sean etc.). 

Como sobrenome, por vir de um patronímico (ou ser usado por devoção), há mais de uma família sem que haja ligação entre elas. Entre os nobres portugueses, mencionamos Domingos de Joanes, que viveu em Oliveira do Hospital, na região de Coimbra, e recebeu brasão de armas em 1515. 

No Brasil, está presente desde pelo menos o século 17, especialmente no Rio de Janeiro, onde existem registros de quase trinta chefes de famílias com o sobrenome João. Entre os quais, Antônio João (1645-83), nascido no Porto, Portugal, como filho de Gonçalo Machado e Jerônima Moreira. Casou no Rio com a paulista Maria de Siqueira, em 1675. 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima