Jorge

Monumento da Liberdade, conhecido como Estátua de São Jorge, em Tbilisi, Geórgia

Sobrenome patronímico ou toponímico ibérico, com origem no nome próprio Jorge ou na ilha de São Jorge, nos Açores. Também pode estar ligado à devoção a São Jorge (ca. 275-303), ou Jorge da Capadócia, soldado romano e mártir cristão.

Jorge vem do grego Geórgios, de georgós (geo-ergon), “quem trabalha a terra”, “agricultor”. Em latim, o nome próprio Georgius deu origem a nomes e sobrenomes em vários idiomas: Jörg, Jürgen e Georg (em alemão), Georges (francês), Giorgio (italiano), Iúri (russo) e Jordi (catalão).

No Brasil, Jorge é usado como identificação familiar, pelo menos, desde o final do século 16. Entre os mais antigos, temos Simão Jorge, natural de Viana do Minho, Portugal, e estabelecido em São Vicente, São Paulo, na segunda metade do século 16 — origem da família Jorge Velho; e Antônio Jorge, filho de Manuel Fernandes e Catarina Antônia, casado no Rio de Janeiro com Vitoria Pereira em 1618. Há quase duas dezenas de nomes ou grupos familiares Jorge registrados no Rio ao longo do século 17.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jornalista Adrilles Jorge.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima