Sobrenome japonês, Kimura é um dos nomes de família mais comuns no Japão. É conhecido no país desde o século 16, como uma família de daimiôs, como eram conhecidos os senhores de terras no Japão feudal.
Em sua origem etimológica, é composto por Ki, que significa “árvore” ou “madeira”, e Mura, de “vilarejo” ou “aldeia”. Ou seja, um toponímico indicativo de um ancestral que vivia num “vilarejo no bosque” ou numa “aldeia cercada de árvores”. Algumas famílias descendem dos clãs Fujiwara e Mononobe.
No Brasil, o sobrenome desembarcou no porto de Santos, São Paulo, em junho de 1910, a bordo do Rio Jun Maru, um dos primeiros navios de imigrantes japoneses chegado ao país. A bordo estava Seihachi Kimura, a esposa e um sobrinho. Há dezenas de imigrantes com este sobrenome desembarcados no Brasil ao longo das décadas de 1910, 1920 e 1930.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Masahiko Kimura, o judoca japonês que venceu Hélio Gracie, o criador do jiu-jítsu brasileiro. O golpe que definiu a luta recebeu o nome “Kimura” em sua homenagem. Destacamos também o designer brasileiro Marcelo Kimura.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA